sexta-feira, 5 de junho de 2009

A força dos clubes europeus gera Merchandising

Loja do PSG ns França
Fonte: Internet
A tradição dos clubes da Europa não é popular apenas no Velho Continente, o mundo todo conhece. E essa fama é responsável por movimentar um grande Merchandising esportivo.

Em pesquisa feita pela SPORT+MARKT e a PR Marketing European Football Merchandising Report, os Ingleses, possuidores de times como o Manchester United, atual campeão mundial, Arsenal; Liverpool e o londrino Chelsea geram receitas fantásticas. A Premier League (Liga Inglesa de Futebol) produz em torno de 171 milhões de euros. A força dessa modalidade de marketing está também na Espanha. Liderados pelos tradicionais: Barcelona (atual Campeão europeu), Real Madrid, Valencia, Lã Coruna, e Sevilla, a conta final dos espanhóis chega ao valor de 145 milhões de euros. Em seguida, Bayer de Munique, Bayer de Leverkusen e companhia são os responsáveis por 127 milhões de euros na Bundesliga (A liga Alemã). E como não podia faltar, o país dos atuais campeões mundiais de futebol, e clubes tradicionais como Milan, Juventus, Internazionale e Roma, não poderiam ficar fora. Os clubes italianos movimentam 64 milhões de euros no País da Bota. E tudo isso apenas na Série A. Lembrando que há poucos anos atrás a Juventus sofreu uma punição e foi obrigada a jogar a Série B do campeonato nacional.

Outros países populares do continente como França, Holanda e Portugal também formam um trio de respeito. Juntos eles produzem 91.5 milhões de euros.

Uma grande aposta dos empresários são os dias de jogo. Para divulgar as partidas de um cenário por onde já se apresentaram craques como Romário, Zidane, Bebeto, Ronaldo, Zico, Maradona, Falcão, Guardiola, Michel Platini e atualmente representado por nomes como Kaká, Cristiano Ronaldo, Messi, Robinho, Ronaldinho Gaúcho, Henry, Fernando Torres, Totti, Canavarro e outros, os clubes chegam a investir 5.3 milhões de euros, sendo 20 clubes detentores de uma receita que, em média, chega a 21.2 milhões de euros.

O merchandising auxilia o esporte cada vez mais, e principalmente o mais popular. O público se atrai e faz a sua parte no mercado, assim os clubes continuam a investir em um segmento que mostra sua força por intermédio do sucesso desportivo que um grande escudo de futebol europeu pode gerar.





GE ATAÍDE

Um comentário:

  1. Realmente os clubes brasileiros ainda não aprenderam esses procedimentos com os clubes europeus.
    Imagina a força de uma marca como Flamengo e Corinthians, utilizando a massa de fanáticos, como poderiam ser uma marca rentável?
    Lembrando que o Manchester United atua muito bem no mercado asiático, principalmente na China.
    A marca é forte por lá e gera receitas fantásticas também.

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